5 coisas para fazer em caso de túmulo saqueado.
1. Controlar seus sentimentos.
Não permita que o seu emocional tome conta, o sentimento de indignação e raiva vai vir, controle-se este momento vai exigir muito do seu racional.
2 . Notificar a administração.
Procure a administração do cemitério imediatamente, independente se o cemitério for público ou privado, todos eles tem um responsável, administrador, comuna ou secretário.
Normalmente ao procurar a administração um funcionário deverá constatar o fato, reúna o maior quantidade de informações possíveis sobre o túmulo, quadra, número da campa, endereço do cemitério, nome do administrador, sepultados, em casos de violação, quando saqueadores arrombam a caixa fúnebre em busca de joias e metais preciosos, um outro procedimento poderá ser feito, devido ao crime de violação, sujeito a taxas e tarifas do serviço funerário.
3. Faça um B.O
Registrar um boletim de ocorrência é muito importante pois protege a família de uma eventual perda da concessão por abandono, e aumenta a relevância do tema para as autoridades em segurança pública. Este documento também é fundamental para acionar um eventual seguro.
4. Notificar a família.
Dissemine a informação imediatamente manifestando a sua indignação, pela falta de respeito, mande fotos para os grupos da família e receba apoio.
Neste momento, não importa qualquer ressentimento, a honra da sua família transcende qualquer conflito.
5. Reveja um serviço prestado ou contrate.
Se a família já possui um serviço de zeladoria certamente ele não foi prestado corretamente, pois seriam notificados sobre o fato com antecedência.
Se ainda não possui, estude a possibilidade em contratá-lo, conheça o ZelaCampa, um conjunto de tecnologias desenhadas para proteger os túmulos e a memória da sua família.
Através de um aplicativo os membros recebem a notificações periódicas de limpeza e inspeção a um custo extremamente acessível que ainda pode ser dividido entre os membros.